Ampliação do ensino integral será um grande avanço, ressalta Beto Richa

Ampliação do ensino integral será um grande avanço, ressalta Beto Richa

Com voto favorável do deputado federal Beto Richa (PSDB-PR), a Câmara aprovou na última segunda-feira projeto (PL 2617/23) que institui o Programa Escola em Tempo Integral. A meta é ampliar em 1 milhão o número de vagas nesse modelo de ensino nas escolas de educação básica. O plano é alcançar 3,2 milhões de matrículas até 2026. Inicialmente está previsto um aporte de R$ 2 bilhões para o programa. O projeto segue agora para a análise do Senado.

“O aumento na oferta de vagas de educação em tempo integral é um grande avanço para a melhoria da qualidade de ensino das nossas crianças e jovens, e também terá reflexo direto nos índices de aprendizado. Como governador do Paraná, também investi alto na educação, aplicando 36% dos recursos do Estado nessa área, o que representou 6 pontos percentuais a mais do que o mínimo obrigatório”, destacou Beto Richa.

No ensino integral, o aluno permanece na escola por pelo menos sete horas diárias, ou 35 horas semanais. O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabelece a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica.

Para receber os recursos da União, Estados e municípios precisam aderir ao programa. O dinheiro será repassado diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a uma conta corrente específica, sem necessidade de convênio, acordo, contrato ou ajuste. O programa será coordenado pelo Ministério da Educação e terá ainda estratégias de assistência técnica.