Nesta quinta-feira (17/11), o deputado federal eleito Beto Richa participou da solenidade de entrega do prêmio “Ecologia e Ambientalismo”, oferecido ao empresário Eurico Borges dos Reis pelo Instituto de Engenharia do Paraná. O evento aconteceu no auditório do instituto, em Curitiba. Atuante no ramo da construção civil, Eurico recebeu uma condecoração por ter iniciado em Curitiba – junto com o prefeito da época, Beto Richa – a constituição das RPPNMs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal). Pioneiro no Brasil, o projeto teve a sua primeira reserva inaugurada no bairro Cascatinha.
“As Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal são uma realidade em Curitiba desde 2007, quando fui prefeito e a primeira RPPNM foi instituída. Fico feliz em ver esta ideia sendo reconhecida e penso que pode ser uma ótima proposta a ser lembrada em Brasília”, disse Richa.
A lei que cria as reservas particulares em ambiente urbano funciona da seguinte maneira: o proprietário de matas nativas ganha isenção de impostos e ainda pode vender o potencial construtivo, em troca da preservação da área. O potencial pode ser transferido para outras regiões da cidade, segundo a legislação de uso de potencial construtivo.
“O reconhecimento e homenagem de hoje é uma demonstração da responsabilidade e vontade de assegurar para as futuras gerações um meio ambiente equilibrado, aliando os interesses econômicos e de preservação”, concluiu o deputado federal eleito Beto Richa.