O PSDB e o Cidadania formalizaram sua federação partidária para disputar as eleições paranaenses de outubro e lançaram a candidatura do ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri ao Senado. Além disso, decidiram por uma postura de neutralidade na eleição de governador e homologaram uma chapa conjunta de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. As decisões foram aprovadas por unanimidade em convenção conjunta realizada pelos dois partidos nesta quarta-feira (20) à noite, em Curitiba.
Outros detalhes, como a indicação de suplentes de Silvestri e o encaminhamento das chapas à Justiça Eleitoral, serão definidos pelo colegiado constituído pela federação.
Pré-candidato ao governo, Cesar Silvestri disse que assumiu a candidatura ao Senado para “somar forças” e “construir a unidade” dos partidos. O presidente do PSDB e da Federação, Beto Richa, ressaltou o “gesto de grandeza” de Silvestri, lembrou do longo histórico de alianças entre seu partido e o Cidadania e enfatizou que a convenção fortalece a unidade da federação. O secretário-geral do Cidadania, Rubico Camargo, também enfatizou a harmonia e a unidade dos dois partidos nestas eleições.
A convenção teve a presença de membros das executivas dos dois partidos, do deputado federal VAldir Rossoni e dos deputados estaduais Douglas Fabricio, Michele Caputo, Cristina Silvestri e Mabel Canto, além de várias lideranças como Fernanda Viotto, Elza Correia, Hélio Wirbiski e outros.