Resumo da Semana – 26/03 a 01/04

Em uma semana muito movimentada em Brasília com a realização da Marcha dos Prefeitos e discussões em torno do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária, o deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) participou de diversas reuniões onde recebeu as reivindicações dos prefeitos do Paraná e também de encontros com parlamentares e com a bancada do PSDB para tratar de propostas votadas nesta semana e de outras matérias previstas para entrar na pauta no mês de abril.

Na Comissão de Minas e Energia da Câmara, Beto Richa conseguiu aprovar pedido de sua autoria para a realização de audiência pública com o objetivo de debater a revisão do Tratado de Itaipu entre Brasil e Paraguai. Essa revisão pode alterar as regras sobre a compra e venda de energia gerada pela usina de Itaipu e vem sendo acompanhada de perto pelos parlamentares.

“Pelo tratado, o Brasil tem direito a 50% dos 14 mil MW de potência da usina, e compra cerca de 30% do Paraguai, pelo mesmo preço, já que o país não tem demanda para toda a energia que a hidrelétrica dispõe. A revisão pode afetar essa prioridade de compra do Brasil, o que pode fazer com que o país tenha que pagar mais caro pela energia. Precisamos acompanhar de perto os detalhes dessa negociação entre os dois países. Nossa intenção é garantir a redução de tarifas para os consumidores”, explicou o deputado.

No plenário da Câmara, Beto Richa votou a favor da medida provisória (MP 1145/22) que reduz de R$ 207,34 para R$ 90,09 o valor da taxa de serviço metrológico do Inmetro a ser paga pelos proprietários de veículos do setor de transportes e por caminhoneiros que transportem carga com peso acima de 4,5 toneladas. “A redução dessa taxa vai beneficiar milhares de caminhoneiros e empresas de transporte que já enfrentam a alta do custo de combustíveis e outros insumos”, afirmou Beto Richa.

Outra proposta que recebeu o apoio de Beto Richa foi a MP 1151/22, que permite aos concessionários de gestão de florestas públicas aproveitarem créditos de carbono por manter a floresta em pé. Segundo o texto, também poderão ser incluídas na concessão a exploração de produtos e de serviços florestais não madeireiros, como serviços ambientais e acesso ao patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado para fins de conservação, de pesquisa, de desenvolvimento e de bioprospecção.

Na última semana, Beto Richa também passou a ingressar oficialmente a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Ele participou de evento com os com os presidentes da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), e do Instituto Pensar Agro, ex-deputado Nilson Leitão. Para o deputado, a defesa desse setor que é responsável pelo suporte de nossa economia é de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil. “Como prefeito de Curitiba e governador do Paraná sempre atuei para apoiar esse setor e agora na Câmara dos Deputados vamos dar continuidade a esse trabalho”, disse o deputado.

Em reunião da bancada federal do Paraná com prefeitos paranaenses que estavam em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos, Beto Richa recebeu a pauta de matérias de interesse municipalista. No evento, o deputado também foi reconhecido publicamente pelos presentes pelo trabalho que realizou como governador do Estado. “Junto com a bancada federal ouvi as reivindicações organizadas pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e reafirmei, agora como deputado federal, meu compromisso com o municipalismo. Continuamos juntos!”, disse.

Beto Richa ainda recebeu em seu gabinete vereadores do Paraná, dirigentes de hospitais filantrópicos e representantes de entidades. Nos encontros foram tratados projetos de interesse dos municípios, captação de recursos federais e propostas que tramitam na Câmara.

One Reply to “Resumo da Semana – 26/03 a 01/04”

  • ecommerce

    By ecommerce

    Wow, fantastic weblog format! How lengthy have you ever been running a blog for?
    you make running a blog glance easy. The total look of
    your website is great, as smartly as the content material!
    You can see similar here dobry sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *